23 MAR 2023
SAAE APARECIDA PROMOVE SEMANA DA ÁGUA
GOTINHA

SAAE APARECIDA PROMOVE SEMANA DA ÁGUA

O SAAE Aparecida em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, realizou uma extensa programação para festejar este dia.

A campanha deste ano teve como tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e do saneamento.
A Organização das Nações Unidas (ONU) está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico (leia a fábula na íntegra ao final do texto). É uma história sobre como lidar com crises. Na chamada sobre a data, a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”

E o SAAE Aparecida está fazendo a sua parte:
No dia 20 iniciamos com um ciclo de palestras junto dos nossos colaboradores, sobre a importância que os Servidores desta Autarquia têm na preservação da água;

Nas dependências da APAE de Aparecida, promovemos uma atividade de educação ambiental inclusiva demonstrando que esse recurso é responsabilidade de todos nos;

Já no dia 21 – Em parceria com o Aquário de Aparecida apresentamos uma palestra para os alunos da rede municipal de educação com o tema ‘Vida na água’ abordando a importância da conservação e uso sustentável dos oceanos para preservação dos seres vivos que sobrevivem desse recurso. A ONU através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 14, tem  como agenda deste ano exatamente a conservação dos recursos marinhos. Com uma preocupação importante para a redução da poluição dos oceanos.

No dia 22, os alunos da rede municipal estiveram no SAAE para conhecer as atividades desenvolvidas pela nossa Estação de Tratamento de Água – ETA, observando todo processo de captação distribuição e abastecimento de água do município.

É o SAAE Aparecida trabalhando para cuidar melhor de nossa água.

A fábula do Beija-flor
Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.

Fonte: Saae Aparecida
Autor: Arthur J.R. Fortes